segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Alecrim



Nome científico: Rosmarinus officinalis








Devido ao seu aroma característico, os romanos designavam-no como rosmarinus, que em latim significa orvalho do mar.

Outros nomes:
Alecrim da horta, rosmarino, roris marini ou rosmarinus (latim),rosemary (inglês), romarin (francês), romero (espanhol), ramerino (italiano) e rosmarin (alemão)

Características:
É um arbusto nativo da região do Mediterrâneo, muito encontrado perto do mar, com folhas de formato de agulha, sabor forte e ligeiramente canforado. As folhas são parte verde e parte cinza, o que dá um aspecto orvalhado quando vistas de longe. Daí o seu nome em latim: rosmarinus ou orvalho do mar (ros = orvalho, marinus = mar).

O seu óleo é usado na medicina e na indústria de perfumaria.

Era utilizado na Idade Média como símbolo de fidelidade nas cerimônias de casamento e para purificar os quartos de doentes. Pela reputação de estimular a memória, conta-se que estudantes gregos usavam-no nos cabelos quando iam fazer provas.

Uso medicinal:
A medicina popular recomenda o alecrim como um estimulante às pessoas atacadas de debilidade, sendo empregue também no combate a febres intermitentes e a febre tifóide.

A tosse desaparecerá com infusões de alecrim, que também se recomendam a todas as pessoas com dificuldade em fazer a digestão.

É ainda relaxante muscular, activador da memória e fortalece os musculos do coração. Cientistas dizem que ramos de alecrim deveriam ser pendurados em salas e áreas onde crianças fazem tarefas escolares para um melhor funcionamento da memória.

Uma infusão de alecrim faz-se com 4 gramas de folhas por uma chávena de água a ferver. Toma-se depois das refeições.


Uso culinário:
Deve ser adicionado inteiro ou picado, preferencialmente no final da cozedura, para evitar a evaporação de seu volátil óleo aromático. Perante o seu aroma forte, deve ser usado com cautela, pois pode inibir o sabor de outras ervas.
É muito utilizado no tempero de carnes de cordeiro, cabrito, vitela, porco e frango. As folhas picadas são usadas também para perfumar sopas, pratos de peixes, picadinhos de carne de boi e pratos à base de batatas.

Os italianos e espanhóis usam o alecrim em compotas de frutas, para temperar salmão e em recheios de peixes e frango. Na Itália a carne de cordeiro é raramente preparada sem esta erva e aves assadas envoltas em ramos de alecrim são muito populares. Efeito similar pode ser obtido com ramos de alecrim colocados sobre carvão em brasa em churrasqueiras.

Os ramos ou folhas podem ser usados como decoração em pratos prontos.

O alecrim faz parte do famoso tempero francês Herbes de Provence.


Sem comentários:

Enviar um comentário